sexta-feira, 27 de junho de 2008

Penal

Hoje, achei esse post no blog do Gump, fala sobre Curitiba e me fez dar muitas risadas e me lembrou de uma história muito engraçada.

Tenho uma prima que morava em Itajaí e vem embora pra Brasília a muito, muito, muito tempo atrás. Na época do acontecido deveriamos ter por volta de 18 ou 19 anos. Ela fazia faculdade de Direito, caloura, cheia das esperanças... omopai.

Um dia estava na casa dela, ela saindo pra faculdade. Eu estava no andar de cima e ela me grita e pede pra eu jogar o penal que estava em cima da cama.

Eu mais do que depressa peguei o CÓDIGO PENAL e desci com ele pra ela. Ela me olha com a cara mais estranha do mundo e fala:

- Inth, não é esse penal, não, menina! É o outro penal, um azul.

Eu subo e desço as escadas

- Mas, Lê, só tinha esse livro lá, na verdade em cima da cama tinha mesmo era um estojo...
- Então, é isso mesmo, o estojo, e que no sul é penal...

E lá vai eu novamente suber as escadas pra pegar o raio do PENAL

27 comentários:

Renata disse...

Como nossa língua é rica, né, Ingrith?

Quando eu falo "cafifa" pro namorado, ele não entende. Diz que é pipa e pronto!

Sol disse...

ADORO o jeito bem humorado q fácil q vc escreve. Sou sua Fã.
Pois é eu vou casar e no blog falo de tudo um pouco como vc pdoe ter visto, ultimamente do casório tem mais coisas
Pensar em comprar as coisas é otimo, mas tudo é tão caro.
Mas... vamo q vamo q o som n pode parar!
beijokas coloridas

Sol

Anônimo disse...

dhaushduas eu tb pensei em código penal.. kkkkkkk... e olha q eu sou curitibano (nasci lá pelo menos, mas moro no norte do PR) .. ashduahsuda... leitE quentE é de boa, o melhor de curitiba!!!.. hehehee

agora penall.. ahsduahsudha eu não sabia!!. hehehe... até, ingrith!

ALOHAAAA

Srta Maus* disse...

HEHEHE... ESSA FOI MUITO BOA!!!!

aKI EM SANTA CATARINA... TAMBÉM EM MUITO DISSO!!!

Ah, eu atambém adorei a receita dos ninhos de macarrão... to louca pra fazer.

beijão

Anônimo disse...

Nunca tinha ouvido em "Penal" como estojo.
Aqui em Porto Alegre é estojo mesmo.

Karina disse...

rsrs,..engraçado como em um msm país mas em estados diferentes as coisas mudam muito de nome..rsrs..como eu trabalho com hotel ..então vem gente do brasil inteiro aki..e cada um me pede a msm coisa só que com vários nomes..ja chegaram me pedir uma gasosa e eu levar água com gás..e na verdade era uma tubaina ( um guaraná q vem numa garrafa parecida com cerveja)..e ja passei por outras situações tmb..rsrs...bjks

Anônimo disse...

oieeeeeeeeeee... obrigada pelo comentario... vou tentar fazer como vc falou em relação a minha alimentação. beijocas

Renata disse...

Cafifa é pipa, Ingrith!!!

Diego. disse...

aqui no RS é estojo!

nunca ouvi como sendo penal...

gente vcs tão pirando é "penal" pra um lado, "cafifa" pro outro e algumas vezes sobra uma "pipa" perdida... "tchê me vou embora, apeio o cavalo e me toco pro rincão, deu pra ti..."

que idiomas são esses?!?!?!?

beijo

Unknown disse...

kkk,gostei da historia do penal!bom linda um excelente fim de semana pra vc e sua prima,rs.bjos!

Lomyne disse...

Afff, eu teria gogado o penal certo... coisas daqui mesmo... é só em Curitiba mesmo, no resto do estado ninguém fala isso...

Emagrecendo... disse...

Hahaha, adorei. Tem várias coisas que realmente, e especialmente no Sul eles falam que nós nao entendemos. Muito boa!

Camila disse...

num é pro Sul tb q tangerina vira bergamota ou mexerica??

povin estranho esse sô!!!

bjs chuchu

Nati disse...

HAHAHAHA MUITO BOM...
É ENGRAÇADO VER A DIVERSIDADE DE SIGNIFICADOS PARA AS MESMAS PALAVRAS NÉ? SÓ MUDAR DE ESTADO QUE TENS QUE CUIDAR O QUE FALAS.. HEHEHE

E QUANTO A BARRIGA, POIS É.. É SÓ FACA MESMO, COMO EU NÃO TENHO MEDO.. DAQUI UNS MESES ESTOU EU DENOVO!! HEHEHE

VOU PESQUISAR QUANTO A ESSES GRUPOS QUE TU ME FALOU, QUEM SABE EU NÃO ME DÊ BEM NÉ??

BEIJÃO QUERIDA E OBRIGADA PELO APOIO!!

Anônimo disse...

oi lindona!
eu perguntei sobre os kg que vao embora somente com um cirurgiao e ele me disse que te mim tiraria cerca de 2kg no maximo e que isso nao representaria muita coisa na balança. mas pode deixar, no proximo retorno perguntarei isso. brigada pela dica e o apoio ta? :)
bjao!

Drica Menezes disse...

ice aqui no RS tangerina é bergamota, hehehehe! q lingua engracada a nossa mesmo.....ah, e pipa é pandorga? papagaio? bjao!

Jadi disse...

Como boa "Catarina", tb uso penal!!! Como esta vc querida?/ Bjus

Anônimo disse...

Cartão vermelho, PENALidade máxima* para a sua prima !!! rs

meus instantes e momentos disse...

muito bom teu blog, gostei muito, vou voltar sempre.
com certeza
Maurizio

Mel ♪ ♪ disse...

haha... eu nunca ia pensar que era o estojo tbm.

vai entender de onde eles tiraram isso né.

beijocas e bom fim de semana.

Anônimo disse...

hahahahaha como vc ia adivinhar que penal era o estojo e não o cógigo penal?

Querida, que bom que já mandou essas pedrinhas pras cucunhas e espero que não seja nada grave nesse coraçãozinho :)

bjossssssssss

**Má** disse...

hauhauhauahauhauahuahu...
Como minha mãe é de Curitiba eu já conhecia o PENAL...risos...
Mas que a situação deve ter sido hilária, isso deve!!!
Beijos e um ótimo domingo!!!

ps: mudei o end do meu blog, depois dá uma olhadinha...

Anônimo disse...

Tem gente apaixonada escrevendo nesse blog ne?? hummmmmmmm, que bom amiga, paixão e amor são as melhores coisas da vida, espero q dê tudo certo nos seus exames, to na torcida.
vivendo e aprendendo, descobri outra forma de chamar estojo, eita Brasil rico né?? Beijos linda.

Liz / Falando de tudo! disse...

Oi minha linda! E o penal? kkkkkkkkkkkk
Passando pra te desjear boa semana, e te convidar pra voltar no meu cantinho,
Liz

Mine disse...

Amiga,adorei o seu post!Quando vim do RGS morar em SC quase tive um tróço quando percebi que penal era estojo,kkkkkk!!!Bjs

Flávia disse...

Huahuahuahuahuahus!!

Quer virar colaboradora do Espasmos, não?

Beijo!

Anônimo disse...

Olá Ingrith! Obrigado pela citação!! :-)

Para a sua leitora Mel: a origem do termo penal, dizem, remonta ao tempo em que se usavam penas para escrever. Penal era "lugar para guardar pena" (de escrever). ;-)

Mas essas diferenças regionais são o máximo mesmo. Uma vez em Curitiba queriam sacanear um colega de trabalho, que tinha comprado uma coca-cola. Quando ele estava ausente, pegaram a coca-cola e entregaram furtivamente pra mim, sussurrando:

- Moca a coca, gump! Moca a coca!

Hein? Moca a coca? Uga Buga? Não entendi nada. Todos ficaram p. da vida porque eu estraguei a brincadeira, mas eu realmente não entendi que mocar a coca significa escondê-la...

Outra de Curitiba é chamar salsicha de vina. "Com uma ou duas vinas?", pergunta a vendedora de cachorro quente.

Mas nada pior que a forma usada para falar pão-francês no Rio Grande do Sul: cacetinho. Em Bagé, eu ia para a padaria e pedia: "4 pães franceses, por favor". Recusava-me a pedir cacetinho. Mas a atendente também não desistia: "Ah, você quer cacetinho?".

Beijos pra vc!