segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Meia Amazônia Não!


Aos deputados e senadores:

Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que, se aprovado, será um golpe mortal para todas as florestas brasileiras e, em especial, a amazônica. O PL 6424/2005, conhecido com Floresta Zero, reduz a reserva legal da região para 50% e ainda permite compensar, em outros locais, qualquer desmatamento que vá além desse limite.
O Brasil demorou 450 anos para botar no chão praticamente uma floresta inteira, a Mata Atlântica, que se espalhava em 1 milhão de quilômetros quadrados entre o Paraná e o Rio Grande do Norte. Infelizmente, parece que não aprendemos nada dessa lição. A velocidade de destruição da Amazônia é quase dez vezes maior. Em pouco menos de 40 anos, já perdemos para sempre mais de 700 mil quilômetros quadrados de Amazônia – o equivalente a quase três estados de São Paulo. Se o Floresta Zero passar no Congresso, a devastação assumirá um ritmo ainda mais avassalador.
O Floresta Zero incentiva a derrubada da floresta e inocenta milhares de crimes ambientais. A Amazônia ocupa 5% do solo do planeta e abriga a maior biodiversidade do mundo. Somos hoje o quarto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. Cerca de 70% de nossas emissões são decorrentes do desmatamento e das queimadas.
Destruir a Amazônia provoca um grande impacto econômico e social no país. A chuva que é produzida na Amazônia é importante não apenas para a região. Ela ajuda na geração de energia, na produção de alimentos e no abastecimento de água no centro, sul e sudeste brasileiro. Para os mais de 22 milhões de brasileiros que habitam a Amazônia, o desmatamento nunca trouxe desenvolvimento social. Cerca de 85% dos casos de trabalho escravo do país ocorrem nas áreas desmatadas da Amazônia.
Ao invés de aumentar a proteção do meio ambiente e estabelecer metas para a redução do desmatamento, o Congresso Nacional estará dando as costas para a Amazônia e abrindo as portas para mais destruição. A sociedade brasileira exige um ponto final no desmatamento de nossas florestas, em especial a Amazônia. Seja a favor da floresta. Diga não ao PL 6424/2005.
Acesse:
Assine, divulgue.
Uma sociedade organizada em prol do bem comum, é uma sociedade justa.
Faça parte! Faça a sua parte!
Post originalmente criado por Lucimell e eu copiei da Drica.

7 comentários:

Renata disse...

Assinarei já! ;)

Anônimo disse...

Nossa!

Tô nessa!

Permaneça no Amor de Deus,
Beijos no "S2"
Fabíola Rocha
http://prarecomecargastro.blogspot.com/

Cin disse...

Legal divulgar esse tipo de coisa, vou lá fazer a minha parte.
Boa semana, Bjinhos!
PS: Vi no post ali embaixo que vc está cercada por grávidas hehe, mas bem que eu acho que vc daria uma mãe mto gente boa e fofa! :)
Bjo de novo!

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog.

Parabéns!

Um abraço

A Jana e o Ti disse...

Ui, demorou mas eu publiquei!
;)
ispia lá, sô!
:*
(obrigada mais uma vez, gatinha...)

Mila Cardozo disse...

Belissima causa!!!
Ainda mais quando tudo isso se esconde debaixo do tapete das olimpiadas e do eterno drama da tal seleção...
Beijos Mila

Anônimo disse...

Parabéns pela divulgação. Vamos fazer a nossa parte mesmo pra ver se eles fazem a deles. Já tinha assinado esse manifesto e disponibilizado no blog até algum tempo.
Que muitos assinem e que dêem alguma coisa, né. É o que esperamos.Vamos companhando pra ver o que vai ser feito a partir desse manifesto. bjs