sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dança do siri num caminhão trucado com carga

Aqui em Brasília tá aquela seca maravilhosa, as vezes imagino que no deserto o clima tá mais agradável. Ai coloco no nick do meu msn "Ingrith [Vou fazer a dança da chuva!]". Ai começo a reparar nos nicks e vejo [Se adiantar eu vou te ajudar a dançar tb], a outra [Ingrith, dança a dança do Siri].

Pronto a dança do siri foi motivo pra uma troca incansável de nick, até que chegamos a um nick comum, era mais ou menos assim [Todo mundo dançando a dança do siri em cima de um caminhão trucado com carga]

Começou então a dúvida:

Rê: In, o que é um caminhão trucado?

In: Ah eu acho que é um caminhão com dois sabe?

Rê: hummm

Eu, muito curiosa fui perguntar pro namorado

In: Namorado, o que é um caminhão trucado?

Namorado: é um caminhão com dois eixos

In: hummm

In: pra que serve?

Namorado: não sei ainda não sou caminhoneiro!

In volta pro msn da Rê e cola as informações e as duas começam a rir

Passei a noite pensando o que seria um caminhão trucado, até que achei isso

A diferença está no número de eixos da carroçaria.Um caminhão toco normalmente tem carroçaria menor, por isso carrega menos peso necessitando apenas de um eixo.Um caminhão trucado tem a carroçaria maior, por isso precisa de mais um eixo (carrega mais peso).Mas por que isso? Bom um dos eixos está logo abaixo da cabine e o outro NÃO está no meio do caminhão e sim na metade traseira. Isso faz com que o centro de gravidade do caminhão que é o meio dele (a metade da distância entre os eixos) receba todo o peso da carga. Isso faria o caminhão ficar "arqueado" pra baixo podendo até mesmo quebrar.Num caminhão toco, o peso não é muito e a estrutura aguenta. Já num caminhão trucado, se não fosse o segundo eixo (que é o mais interno) o peso maior poderia prejudicar o veículo.O mesmo princípio funciona para a quantidade de rodas dos eixos. Há eixos com 1 roda de cada lado e eixos com 2 rodas de cada lado. Além da segurança (se um pneu estourar tem o outro) ele também é pra distribuir o peso do caminhão. O mesmo vale para os ônibus.Há também os cavalos trucados e os simples. Cavalos (no caso de caminhões) são aqueles que rebocam carretas (seja de carga seca que é carroçaria normal, basculante, betoneira etc.etc.etc.).Os cavalos mais compridos são trucados, já que no lugar em que a carreta engata nele o peso é maior. Ele entra mais embaixo da carreta. Se não fosse assim, ao engatar a carreta a cabine do cavalo (o eixo dianteiro) subiria, ficando suspenso no ar.

[http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060630174820AA8N0EO]

4 comentários:

Renata disse...

e pensar que tudo começou pq um feto disse que arrastava um desses por mim!

hauhauahuahuahauhauahuahuahauhauha


thanks for the info!

sabia que se vc tivesse um blog ia ser ótimo, eu SA BI A!

Ana disse...

e o q é um eixo?

Renata disse...

Ana, eixo é onde ficam as rodas, saca?

Ingrith disse...

Hummm se a Rê falou que é isso, é isso! hahahahah